08Jul 2019



Amazonas é o 4º Estado no Brasil em casos de Hepatites virais

Amazonas é o 4º Estado no Brasil em casos de Hepatites virais

 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Estado está atrás apenas do Acre, Rondônia e Espírito Santo.

Baseado nas estatísticas de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas-SUSAM, informa que 658 casos de hepatite B foram registrados e apresentam um crescimento de 16,5%, no estado.

Segundo a coordenadora estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), da Fundação de Medicina Tropical, Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Dessana Cheuhuan, "a grande extensão da bacia hidrográfica amazônica e a falta de saneamento básico adequado são alguns dos fatores, que tornam o Amazonas vulnerável aos vírus dessa doença no Brasil. Com o objetivo de difundir as informações sobre as hepatites virais e as medidas preventivas, foi criado o Julho Amarelo", disse a Coordenadora.

A hepatite é uma inflamação no fígado, que nem sempre apresenta sintomas e por isso, a pessoa contaminada, passa a doença para outros. Aí, está à importância de se fazer os exames regulamente, para a prevenção dessas e de outras doenças contagiosas.

Pensando na prevenção das hepatites, o Laboratório Hemoam Diagnósticos, lança nesse mês de julho uma campanha de prevenção, incentivando a população do Estado a fazer os exames a preço de custo. Para a Coordenadora Ericka Rodrigues a campanha tem cunho de responsabilidade social "o PRESENTE SAÚDE desse mês de julho contempla um pacote de exames para diagnosticar as Hepatites e esperamos com isso contribuir com as ações promovidas pelas organizações do governo e não governamental contra essas doenças".

 

Dados

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites atingem cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, dos quais, 1,4 milhão morre a cada ano, em decorrência de complicações graves como insuficiência hepática, cirrose e câncer de fígado.

 

Endereço

Av. Dr. Theomario Pinto da Costa, 472 - Chapada, Manaus - AM, 69040-055

Contato: (92) 3238-2421/(92) 9.8473-1164

 

 

Pesquisa e Texto: Luan Neves - Ascom/Fundação Sangue Nativo