08Jul 2020



Perda de apetite, fraqueza, mal-estar, dor abdominal; enjoos e urina escura são alguns sintomas comuns relacionados às hepatites

O Laboratório Hemoam Diagnósticos ao longo do mês de julho alerta a população amazonense sobre a gravidade das hepatites virais e a necessidade de realização de testes periódicos, lançando a campanha “Julho Amarelo”, para incentivar a prevenção contra a doença.

Segundo os dados da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado FMT-HVD, no ano de 2019, foram confirmados 968 casos de hepatites virais na Instituição.  No primeiro semestre de 2020, a capital amazonense registrou 132 casos de hepatites, sendo, dentre elas, 39 casos de hepatite B e 24 casos de hepatite C, os dados são do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan).

A Medica Hepatologista, Cristina Melo, alerta sobre o processo assintomático das hepatites “As hepatites virais são doenças sérias que podem ser silenciosas. O paciente pode não apresentar sinal ou sintoma por muito tempo, por isso, e necessário o diagnóstico para facilitar o conhecimento sorológico, prevenir ou iniciar o tratamento”, disse a médica.

 

O que são as hepatites virais?

As hepatites virais representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

Transmissão

As hepatites B, C e D podem ser transmitidas por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue e derivados contaminados, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente e também da mãe para o filho, durante a gestação.

 

Julho Amarelo – Prevenção das Hepatites

O Laboratório Hemoam Diagnósticos ao longo do mês de julho lança o Pacote Julho Amarelo, com os exames de Hepatites A,B e C. O objetivo dessa campanha é prevenir e tratar precocemente a população por meio de exames acessíveis para a comunidade local.  O Hemoam Diagnósticos está localizado na Av. Theomário Pinto, 472, Chapada, funcionando de segunda a sexta, de 06h30min às 11h, já aos sábados de 06h30min até 9h. Para mais informações (92) 3238-2421 ou 9.9248-8135.

 

 

Texto:Luan Neves.

Revisão: Karol Freitas 

08/07/2020 - 09:20