Após a primeira confirmação do coronavírus (COVID-19) no Brasil e as suspeitas do vírus na Região Norte do país, a Diretoria da Fundação de Apoio ao Hemoam – Sangue Nativo, junto aos gerentes das unidades de atendimento do Hemoam Diagnósticos
Na primeira etapa das atividades de prevenção, os gerentes estão realizando uma conversa com suas equipes sobre os cuidados necessários. Além disso, o Departamento de Comunicação junto à Gestão de Recursos Humanos estão produzindo material informativo sobre lavagem das mãos, etiqueta do espirro e uso de máscaras.
Na manhã desta sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o risco da epidemia do coronavírus no mundo para mais alto. Porém, a chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross, afirmou que "não há motivo para pânico" em relação ao vírus no país.
O QUE É CORONAVÍRUS?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no dia 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.
SINTOMAS DO COVID 19:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar.
MODO DE TRANSMISSÃO:
De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de pessoa à pessoa por meio de gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro ou contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
CUIDADOS PARA PREVENÇÃO DO COVID 19:
- Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
- Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!);
- Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo;
- Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar;
- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
- Manter ambientes muito bem ventilados;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
- Evitar contato com animais selvagens ou doentes;
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) do Ministério da Saúde (MS) disponibilizou aos profissionais da saúde, o protocolo atenção sobre o vírus conforme links abaixo:
Para mais informações e notificações o MS disponibilizou o Disk Saúde 136 para atendimento ao público.
Com informações do COE/MS
Texto: Luan Neves - Fundação Sangue Nativo