21Mar 2022



Campanha Março Amarelo é dedicada a conscientização da população acerca da importância de exames preventivos no combate à doença.

Você sabe o que é Endometriose?

A endometriose é uma doença crônica causada pela presença de endométrio (mucosa responsável pelo revestimento interno do útero) fora da cavidade uterina, se alocando em outros órgãos da região pélvica.

O que causa a endometriose?

Apesar de ainda não se conhecer uma causa definitiva para o surgimento da endometriose, acredita-se que a doença seja causada por um comportamento anormal de células de endométrio que, ao invés de serem expulsas durante a menstruação, migram no sentido oposto e acabam “caindo” em outros órgãos da cavidade abdominal, onde continuam a multiplicar-se e a sangrar.

Entre os principais sintomas da endometriose, estão:

·         cólicas intensas;

·         dores no período menstrual;

·         desconforto durante a relação sexual;

·         dores ao urinar e evacuar;

·         dores nas coxas e lombar;

·         aumento da urgência para urinar;

·         constipação intestinal;

Como faço para saber se tenho essa doença?

 Para a confirmação do diagnóstico são realizados alguns exames, como o de ultrassom, o exame de toque e o exame de sangue CA-125 - que analisa os níveis da proteína de mesmo nome presente no sangue, podendo auxiliar também nodiagnóstico de outras doenças, como o câncer de ovário, por exemplo.

Nós realizamos o exame de sangue CA-125. Ele é feito de forma rápida, segura e sigilosa, com resultado em até 5 dias úteis. Para mais informações: (92) 3238-2421.

 

Texto: Guilherme Araújo Pacheco.