10Fev 2020



Troco Solidário é um Programa da Fundação Sangue Nativo que tem a função de compartilhar com a sociedade, as necessidades da Fundação Hemoam no atendimento a pacientes portadores de doenças do sangue

Troco Solidário é um Programa da Fundação Sangue Nativo que tem a função de compartilhar com a sociedade, as necessidades da Fundação Hemoam no atendimento a pacientes portadores de doenças do sangue

São esperados para o biênio 2020 a 2022 segundo Instituto Nacional do Câncer – Inca, 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil ao Registro Hospital do Câncer – RHC  por ano. Ainda conforme a projeção do Instituto foi calculada a incidência da doença para essa população entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sendo 4.310 novos casos diagnosticados em meninos e 4.150 em meninas.

O Inca informou que um a cada três casos de câncer poderiam ser evitados pela por meio da eliminação de fatores de risco, como, por exemplo, obesidade, falta de atividades físicas, cuidados com a exposição ao sol e alimentação saudável com frutas, vegetais e hortaliças frescos, evitando alimentos ultraprocessados, também podem ajudar a evitar o câncer.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam, órgão especializado em doenças onco-hematológicas no Amazonas registou 152 novos casos de câncer do sangue entre janeiro a agosto 2019, nesse mesmo período segundo o Departamento de Atendimento ao Paciente do órgão foram  atendimentos 2.314 pacientes onco-hematológicos com câncer infantojuvenil. 

Conforme o Relatório de Gestão de 2018 o Hemocentro do Amazonas atendeu 26.550 pacientes com doenças do sangue. Além disso a Fundação de Apoio ao Hemoam - Sangue em parceria com o Hemoam estruturam laboratórios para atender áreas de Histocompatibilidade, Hemostasia, Citometria de Fluxo, Citogenética, Genômica, Biologia Molecular, tendo os melhores laboratórios no diagnósticos de doença do sangue, viabilizando o diagnóstico e aumentar a sobrevida do paciente.

De acordo com o Inca, o recorte para a população juvenil permite aprimorar as ações de saúde pública e controle da doença neste público. Se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, 80% das crianças e adolescentes podem ser curados.

Pensando no auxilio do tratamento da doença, à Fundação Sangue Nativo, em 2017, lançou o Programa Troco Solidário que arrecada doações espontâneas em redes de supermercados parceiros situados em Manaus para apoiar à assistência de pacientes com doenças do sangue em tratamento no Hemoam. No ano de 2019, o Programa Social da Sangue Nativo “Troco Solidário”  recebeu R$ 249.094,79 em doações espontâneas dos 29 supermercados operantes no Programa.

O Troco Solidário tem o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz/AM, para garantir a total transparência dos recursos recebidos e da aplicação das doações. A Secretaria também criou um código tributário específico que permite que as pessoas possam fazer suas doações em estabelecimentos comerciais, sem precisar usar o sistema bancário.