05Fev 2020



O Instituto Nacional do Câncer – Inca divulgou na ultima terça-feira (4) em sua sede no Rio de Janeiro a projeção estática para o biênio 2020 para novos casos de câncer infantojuvenil

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou, na última terça-feira (04), em sua sede no Rio de Janeiro, a projeção estática para o biênio 2020-2022 para novos casos de câncer infanto-juvenil.

 

São esperados para o biênio  8.460 novos casos de câncer infantojuvenil ao Registro Hospital do Câncer – RHC  por ano. Ainda conforme a projeção do Inca foi calculado a incidência da doença para essa população entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sendo 4.310 novos casos diagnosticados em meninos e 4.150 em meninas.

O Instituto informou que um a cada três casos de câncer poderiam ser evitados pela por meio da eliminação de fatores de risco, como, por exemplo, obesidade, falta de atividades físicas, cuidados com a exposição ao sol e alimentação saudável com frutas, vegetais e hortaliças frescos, evitando alimentos ultraprocessados, também podem ajudar a evitar o câncer.

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam, órgão especializado em doenças onco-hematológicas registou 152 novos casos de câncer do sangue entre janeiro a agosto 2019, nesse mesmo período segundo o  Departamento de Atendimento ao Paciente do órgão foram  atendimentos 2.314 pacientes onco-hematológicos com câncer infantojuvenil.  

De acordo com o Inca, o recorte para a população juvenil permite aprimorar as ações de saúde pública e controle da doença neste público. Se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, 80% das crianças e adolescentes podem ser curados.

Pensando no auxilio do tratamento  da doença, a Fundação de Apoio ai Hemoam - Sangue Nativo, em 2017, lançou o Programa Troco Solidário que arrecada doações espontâneas em redes de supermercados parceiros situados em Manaus para apoio à assistência de pacientes com doenças do sangue em tratamento no Hemoam. 
 

O Troco Solidário tem o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz/AM, para garantir a total transparência dos recursos recebidos e da aplicação das doações. A Secretaria também criou um código tributário específico que permite que as pessoas possam fazer suas doações em estabelecimentos comerciais, sem precisar usar o sistema bancário.

Fonte: Inca

Texto: Luan Neves