04Dez 2019



TROCO SOLIDÁRIO REALIZA MOBILIZAÇÃO NO DIA DE DOAR

Em comemoração ao Dia de Doar, a Fundação de Apoio ao Hemoam Sangue Nativo realiza campanha de conscientização sobre o Troco Solidário nas Redes de Supermercados em Manaus
 
A Fundação de Apoio ao Hemoam – Sangue Nativo realizou, na tarde desta terça-feira (03), o Dia de Doar. A ação atingiu os Grupos de Supermercados Nova Era e DB Supermercados que operam o Troco Solidário.
 
O Projeto Troco Solidário tem como objetivo promover a assistência aos pacientes portadores de doenças do sangue, internados no Hemoam. “Hoje, o Hemoam tem um diagnóstico de câncer de sangue por semana e o programa do Troco Solidário permite à assistência aos portadores de doença do sangue em tratamento na Fundação Hemoam”, disse a diretora técnica da Sangue Nativo, Adriana Trindade.
 
Ao todo mais de 50 voluntários participaram da ação nos dois supermercados. “Nossos voluntários estão distribuindo material informativo, conversando com os clientes. Tudo para trazer mais consciência”, comentou a diretora administrativa e financeira da Sangue Nativo, Ericka Rodrigues.
 
A cada doação do troco no ato do pagamento das compras, os voluntários faziam barulho com apitos e vuvuzelas. “Acho muito importante esse tipo de ação. Nosso povo manauara é um povo que ajuda. Mas, podemos fazer muito mais pelo próximo”, finalizou a professora Márcia Rocha que colaborou com sua doação.
 
Outra doadora, Deniuze Malcher, ficou emocionada ao falar da importância da ação. “Essa é uma oportunidade única de fazermos o bem. E eu fico com o coração comovido. Sempre que posso faço minha doação para o Troco Solidário porque sei da seriedade do projeto”. 
 
O Troco está em funcionamento desde 2017 em Manaus. Por meio da parceria com os supermercados DB, Nova Era, Barato e Pronto, Emporium Roma e Pátio Gourmet, os clientes podem doar todo o troco ou parte dele para o Programa Troco Solidário.
 
A Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas – Sefaz/AM é a auditora com a finalidade de garantir transparência para as doações. A Secretaria informa à Fundação de Apoio ao Hemoam Sangue Nativo, por meio de relatório mensal, os valores arrecadados, de maneira que os mesmos possam ser amplamente divulgados. A mesma também criou um código tributário específico que permite que as pessoas possam fazer suas doações em estabelecimentos comerciais, sem precisar usar o sistema bancário.
 
MOBILIZAÇÃO NACIONAL - O Dia de Doar é um movimento para promover a doação no Brasil, uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de contribuir com o próximo.
 
No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 55 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190.