04Nov 2019



Novembro Azul

Inca estima que a cada 38 minutos um homem more no Brasil, com câncer de próstata. A estimativa aponta que até dezembro de 2019 sejam registrados 68.220 novos casos no país

No ano de 2018, a projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foi de 582 mil novos casos de câncer de próstata feitos pelo Registro Hospitalar do Câncer (RHC/Inca). Fazendo um cruzamento com a estimativa, em 2019, a previsão é sejam registrados 68.200 novos casos. Com isso, deve haver um crescimento de 117% da doença em relação ao ano passado.

De acordo com os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), o número de mortes por câncer de próstata triplicou no Estado do Amazonas. Em 2018, foram registradas 11 mortes, representando um crescimento de 175% com relação a 2017.

Segundo o Inca, a estatística para o biênio 2018/2019 para o Amazonas é de 580 novos casos de câncer de próstata, registrados ao RHC.

Em entrevista à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), o médico urologista, Adriano Maia Siqueira, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), falou sobre as deficiências quanto à saúde do homem.

“A resistência da população masculina em cuidar da saúde e a falta de informação contribuem para diagnóstico tardio do câncer de próstata no país. Além disso, existe em nossa região a  limitação do acesso à saúde das comunidades ribeirinhas, que acarreta no crescimento dessas estatísticas não positivas para a saúde pública”, disse, Maia.

Ainda conforme o Inca, 95% dos diagnósticos são realizados em estagio avançado da doença, e cerca de um terço dos tipos de câncer, entre eles o câncer de próstata, podem ser evitados quando diagnosticado precocemente, o que significa um passo importante no aspecto da prevenção da doença.

Pensando em prevenir e reduzir essas estatísticas, a Fundação de Apoio ao Hemoam (Sangue Nativo) por meio do Laboratório Hemoam Diagnósticos lançou nesta segunda-feira (4), o Presente Saúde: Novembro Azul, voltado à saúde do homem com os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), hemograma, glicose, ácido úrico, lipidograma, EAS, EPF e creatina.

O objetivo do Presente Saúde é viabilizar o acesso aos exames básicos de assistência à saúde masculina, a Sangue Nativo vai reforçar as campanhas de concretização nas plataformas digitais, com conteúdos voltados a saúde do homem, foi incluso na programação da Instituição, a iluminação na  cor azul, em homenagem a data crida, por meio do Inca.

O Hemoam Diagnósticos está localizado na Av. Theomário Pinto, 472, Chapada, Zona Centro Sul de Manaus, funcionando de segunda a sexta, de 06h30min às 11h, já aos sábados de 06h30min até 9h. Para mais informações (92) 3238-2421.

 

INSTITUCIONAL:

A Fundação Sangue Nativo é uma Instituição de direito privado, sem fins econômicos, que desenvolve ações de apoio à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).