05Dez 2016



São ofertadas vagas para os cursos de Bacteriologia, Excelência em Atendimento ao Cliente e Imunohematologia Básica. As inscrições estão disponíveis pelo site www.sanguenativo.org.br

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), por meio da Fundação de Apoio Sangue Nativo, abriu prazo de inscrições para os cursos de Bacteriologia, Excelência em Atendimento ao Cliente e Imunohematologia Básica (nível médio e superior). A Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Hemoam, responsável pela gestão de conteúdo e coordenação técnica dos cursos aplicados, informa que há vagas para as turmas pela manhã e tarde.

Segundo a coordenadora da Fundação Sangue Nativo, Éricka Rodrigues, os cursos visam promover conhecimentos na área da saúde e capacitar pessoas para atuarem nas áreas de atendimento de laboratório e hospital. As inscrições estão disponíveis pelo site www.sanguenativo.org.br, com maiores informações, inclusive o valor do investimento ou pelo telefone 92 36568403.

Bacteriologia

Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de conhecer sobre as bactérias Gram-positivas, como elas podem ser observadas por meio de  microscópio, sua classificação, os diferentes tipos de coloração e técnicas laboratoriais que podem ser utilizadas para identificar suas espécies. Em patogenicidade, aprenderá os tipos de processos infecciosos ocasionados nos seres humanos e os diferentes tipos de toxinas que produzem.

No tópico de resistência à bactéria, será ensinado como ocorre o desenvolvimento dos diferentes tipos de resistência bacteriana aos antibióticos mais utilizados nos hospitais e quais os tipos de testes laboratoriais que auxiliam na triagem dessas bactérias. Também será compartilhado com os alunos, diferentes casos clínicos, comuns em hospitais, para que os mesmos conheçam a habilidade de desenvolver pensamento crítico a respeito do tema.

Facilitadores do curso

Cristina Motta Ferreira é doutora em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM).  Foi professora da Universidade Nilton Lins de 2001 até 2012 na área de microbiologia clínica e imunologia. É professora de pós-graduação na área de microbiologia e virologa clínica da Sociedade Brasileira de Análises Clíncas (SBAC). Possui experiência na área de imunologia clínica e atualmente, na área de bacteriologia clínica, com ênfase em estafilococos meticilina resistentes e bactérias Gram-negativas produtoras de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL).

Ellen Albuquerque de Freitas é especialista e possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas (2012). Pós-graduação lato sensu molde residência do Programa de Residência em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (área de concentração: Oncologia - 2013/2015). Atualmente é mestranda no programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia da Universidade do Estado do Amazonas/ Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (UEA/HEMOAM).

Thiago Costa Barbosa é especialista graduado em Biomedicina pela faculdade Centro de Ensino Literatus (2011), Especialista em Análises Clínicas pela faculdade Centro de Ensino Literatus (2013), Mestrando em Ciências Aplicada a Hematologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é preceptor da Faculdade Estácio do Amazonas (AM). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Análises Clínicas, Biologia Molecular e Bacteriologia.