02Fev 2021



Conscientização e prevenção das leucemias

Leucemia é um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.  
 
No relatório de gestão de 2020, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam, Instituição referência no tratamento de doenças do sangue no norte do Brasil registrou 152 casos de leucemia. Ainda conforme o relatório do órgão, em 2019 foram atendidos 26.550 pacientes com doenças do sangue.
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca, a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida, no qual atinge 10.800 brasileiros por ano. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea.
 
Sintomas: dor nos ossos e articulações, fadiga, pequenas manchas avermelhadas ou roxas pelo corpo, dor de cabeça, náusea, sangramento nasal e na gengiva, palidez, vômito e visão dupla.
 
Prevenção: os exames de rotina se enquadram na prevenção da leucemia. É necessária atenção para qualquer alteração no sangue que possa surgir nestes exames e, caso exista suspeita da leucemia, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea, caso  o resultado seja positivo, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
 
Responsabilidade Social:  Quando um cliente realiza seus exames no Laboratório Hemoam Diagnósticos parte do recurso financeiro é destinado para o auxílio ao tratamento de um paciente com doença onco-hematológica
em assistência na Fundação Hemoam.
Outra ação de responsabilidade do Laboratório Hemoam Diagnósticos é auxiliar o Hemocentro do Amazonas, mantendo o único laboratório do norte do país, com estrutura para atender áreas de Histocompatibilidade, Hemostasia, Citometria de Fluxo, Citogenética, Genômica, Biologia Molecular, Imunologia. Ações como essas viabilizam o tratamento precoce e aumentam as porcentagens de cura de um paciente com doença do sangue.
 
 
Foto: Leandro Moraes, funcionário Hemoam Diagnósticos, venceu a leucemia.
 
Texto: Luan Neves
Revisão: Karolina Freitas
02/02/2021 - 11:00