13Jul 2020



Resultado em 15 dias úteis para renovação da Carteira de Motorista

Com a pandemia do Covid-19 os processos no Departamento de Trânsito – Detran foram suspenso, mas no começo de julho o amazonas volta ao seu novo normal com a reabertura do comércio e das instituições públicas, uma das atividades suspensas durante o pico da pandemia foi a renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH  para as categorias  C, D e E pois é necessário a realização do  exame toxicológico para os motoristas desta classe.

Para esclarecer sobre os procedimentos burocráticos referente a renovação da CNH o Laboratório Hemoam Diagnósticos entrevistou a Assessoria do Departamento  Estadual de Trânsito do Amazonas – Detran/AM que relatou a normativa do processo ao órgão “O exame toxicológico e exigido por meio da  Resolução 691 27 de setembro de 2017 do Ministério das Cidades que como objetivo  fazer uma  verificação do consumo ativa ou não, de substâncias psicoativas, no período de 90 dias”.

Conforme o Detran/Am o exame assegura a redução dos acidentes no trânsito por uso de substancia ilícitas, “O exame contribui para a inibição do uso de substancias psicoativas pelos condutores profissionais, assim como tem o intuito de evitar acidentes, preservando a vida das pessoas envolvidas no trânsito”.

 

Quem deve fazer o exame toxicológico?

É exigido para a habilitação, renovação ou mudança para as categorias C, D e E.

 

Qual a validade do exame?

A validade do exame toxicológico será de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra.

 

Quais as advertências para exames positivos?

Na hipótese de o exame acusar o consumo de qualquer uma das substâncias, em níveis que configurem o uso da substância detectada, o candidato será considerado reprovado no exame toxicológico e terá como consequência a suspensão do direito de dirigir pelo período de 3 (três) meses.

O Exame Toxicológico para CNH é realizado no Laboratório Hemoam Diagnósticos de segunda-feira a Sexta-feira ente 9 até 11h não sendo necessário prévio agendamento.

Durante o exame e retirado uma amostra de pelos do condutor seja da cabeça ou de outros membros como braços, axilas, peito ou pernas. É importante ressalta que o mesmo não pode estar com cabelo molhado ou úmido e que o uso de uso de produtos como gel, shampoo, condicionado, tinturas, cabelos tingidos ou alisados não influenciam no resultado do exame.

Resultado do exame

O Laudo do Exame fica disponível em 15 dias uteis após a realização do exame.

Documento necessário para o exame:

Pra o exame toxicológico é obrigatória a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH

O Laboratório Hemoam diagnósticos está localizado na Av. Theomario Pinto da Costa, 472 – Chapa,  para mais informações (92) 3238-2421 ou 9.9248-8135.

 

 

Com Informações do Departamento de Trânsito  do Amazonas - Detran/AM

Texto: Luan Neves

Revisão: Karolina Freitas

13/07/2020 - 13:40