03Jul 2017



Julho Amarelo - Mês de Conscientização das Hepatites Virais

   O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.
   A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste  e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
   Cinco são os tipos mais conhecidos de Hepatites Virais (A,B,C,D e E) e no caso a Hepatite B, já há vacina disponível nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade. Além destes tipos são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G.
 

Hepatite A -  Tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.

Hepatite B -  O segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

Hepatite C – Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado. Pelo grau de gravidade, a hepatite C merece uma atenção especial. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.

Hepatite D –  Causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

Hepatite E –  Causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.

Hepatite F – Relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite, segundo a Organização Mundial de Saúde pode ser desconsiderado.

Hepatite G –  O vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões. O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e da Aids (HIV).

Prevenção

A falta de saneamento básico, a falta de higiene e sexo sem proteção aumentam os riscos de transmissão das hepatites. Por isso, para evitar a doença, você precisa:

–  Exigir sempre o uso de seringas e agulhas descartáveis.

– Usar preservativo (camisinha) nas relações sexuais (a pessoa com quem se está tendo relação sexual pode ser portadora do vírus)

–  Não entrar em contato direto com sangue, fezes e vômitos de doentes. Se precisar lidar com tal situação, usar luvas.  Deve-se lavar bem os recipientes com resíduos

– Beber ssomente água tratada ou fervida

– Lavar as frutas e verduras em água corrente e tratada

– Lavar sempre as mãos com água e sabão antes das refeições e depois de ir ao banheiro

– Cobrir os alimentos protegendo-os contra insetos

– Vacinar-se contra Hepatite quando for preciso.

   Hepatite C é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles.  Causada pelo vírus C, sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, pelo contato sexual, por via perinatal (da mãe para o filho) sobretudo durante a gravidez e o parto, assim como o compartilhamento de seringas, agulhas e de instrumentos para manicure. 

Descobrir a doença o quanto antes tem a possibilidade de cura.
Ajude a salvar uma vida. Pode ser a sua. Faça o teste das hepatites.